|
Betta splendens halfmoon. |
Betta splendens ou
peixe de briga é uma espécie de peixe da família Osphronemidae, do gênero taxonômico Betta, originário do sudeste asiático (Tailândia, Indonésia, Vietnã, China) a partir de lagos e rios com pouca oxigenação. É um
peixe ornamental dos mais desejados pelos amantes da aquariofilia, sendo um peixe muito fácil de criar e não necessida de tantos artefatos para o aquário, em relação aos peixes ornamentais mais comuns.
Nomes Populares
Betta splendens (nome científico), Betta, Peixe Beta, Peixe Siamês, Peixe-de-Briga (Brasil), Peixe de Combate ou Peixe Lutador (Portugal), Pez Luchador de Siam (Espanha), Kampffisch (Alemanha) ou Siamese Fighting Fish (EUA).
Comportamento dos Bettas
O
Betta splendens é um peixe bastante territorialista e é conhecido por ser um peixe de temperamento agressivo, porém os machos só são agressivos com outros Bettas machos, e as fêmeas em geral são pacíficas, podendo ser de um pouco agressias entre si, de maneira mais esporádica. Por esse motivo, os Bettas machos começam a ser separados da sua ninhada e colocados em aquários individuais por volta dos dois ou três meses de idade, quando já começam a brigar entre si. As fêmeas, por sua vez, conseguem conviver em conjunto num mesmo aquário.
Tamanho do Betta Adulto
Um peixe Betta pode alcançar os 7cm em um ou dois anos de idade.
Tempo de Vida
O peixe Betta pode viver durante 3 a 5 anos em cativeiro.
pH da Água
6,6 a 7,2, com pH ideal de 7,0.
Temperatura da Água
25 a 32 graus Celcius, com temperatura ideal de 27,5ºC.
Dimorfismo Sexual
O macho possui as nadadeiras e caldas mais desenvolvidas que as fêmeas, ou seja, são mais alongadas. Outra forma para distinguir é que a fêmea possui um ponto branco ao final do seu intestino (no ânus).
Alimentação dos Bettas
São peixes carnívoros, e portanto comem: ração, patê, artêmia salina, branchonetas (artêmia de água doce), tubifex (pequenos vermes avermelhados), insetos, larvas de mosquito e larvas em geral.
Aquário Recomendado
Aquário quadrangular ou retangular com cerca de 20 litros. Porém os Bettas conseguem viver tranquilamente em espaços menores, embora não seja ideal. (!) Os aquários redondos devem ser evitados, pois o vidro curvo distorce a visão do peixe, deixando-o estressado.
Reprodução dos Bettas
|
Betta macho construindo um ninho de bolhas. |
Os Bettas são ovíparos e possui um processo de reprodução lindíssimo e muito interessante, sendo muito difícil de ser realizado com sucesso por iniciantes no mundo da aquariofilia. Existem duas grandes etapas que considero importantes no processo de reprodução dos Bettas:
- Realização do acasalamento entre o Betta macho e fêmea (cruzamento).
- Cuidado dos alevinos, pelo Betta macho, e sua sobrevivência a partir do 3º dia de vida.
É bastante comum conseguir realizar o cruzamento dos Bettas. Após o cruzamento (ato físico) o pai expulsa a fêmea do espaço onde realizaram o "abraço nupcial" para conseguirem expelir os ovos da fêmea para serem colocados num ninho de bolhas feito pelo pai. Após um período de cerca de 36 a 48 horas os ovos começam a eclodir e transformam-se em alevinos. A fase de sobrevivência dos alevinos é uma parte extremamente importante e delicada, pois eles possuem um saco vitelino que lhes dão sustendo e alimento por cerca de três dias. Aqui é a parte crucial de todas: haver alimento rico e suficientemente pequenos para alimentar os "filhotes de Betta" quando o saco vitelino estiver sido totalmente absorvido.
Algumas dicas importante para a alimentação dos alevinos a partir do 3º ao 5º dia de vida:
- Água com bastante algas (aspecto de água mais velha).
- Utilização de alface ceco colocado na água alguns dias antes da eclosão dos ovos.
- Infusórios.
- Paramécios.
- Microvermes
- Branchonetas.
- Artêmias.
- Gema de ovo (deve ser usado com muito cuidado para não poluir e apodrecer a água).
- Farinha de minhoca.
- Farinha de salmão.
Habitat Natural e Comportamento
O peixe Betta é originário de regiões alagadiças com águas estagnadas e pobres em oxigênio, como brejos, pântanos e campos de plantação de arroz. O
Betta splendens consegue sobreviver nestas condições devido a um órgão chamado labirinto, situado na região do crânio, onde através dele o Betta pode realizar respiração atmosférica, puxando o ar com a boca na superfície da água e sendo comprimido pelo labirinto e proporcionando a troca de oxigênio com o sangue por meio de difusão. Por fim, o ar pobre em oxigênio é liberado sob a forma de uma bolha. Por este fenômeno, o Betta é um peixe que, literalmente, pode morrer afogado! Pode parecer estranho isso, mas observe que a cada minuto o Betta repete este procedimento para se manter oxigenado.
Variedades de Betta splendens
|
Betta splendens butterfly. |
O
Betta splendens é a espécie mais comum dentro do gênero
Betta. A partir da variedade selvagem, foram adquirias, por melhoramento genético, várias outras linhagens.
Cores
As linhagens podem ser diferenciadas por sua coloração:
- Vermelhas.
- Amarelas.
- Pretas.
-
Tonalidades de azul:
- Metálico
- Royal
- Tom esverdeado
Formato das Caudas e Nadadeiras
|
Betta splendens cauda delta. |
Os Bettas também são diferenciados pelo formato das caudas. Este é um dos principais fatores que elevam o preço de venda de um
Betta splendens. As caudas podem ser:
- Cauda redonda.
- Cauda-de-véu.
- Cauda-dupla
- Cauda super delta.
- Crowtail.
- Halfmoon.
|
Betta crowtail. |
Os criadores foram obtendo, através de mutações genéticas, várias outras tonalidades e variedades do
Betta splendens:
- Camboja - corpo de cor creme e caudas coloridas.
- Butterfly - caudas com cores misturadas.
- Mármores - apresentam pigmento preto de densidade variável em diferentes partes do corpo, juntamente com outra colocação.
- Dourado.
- Black Cooper - coloração metálica.
- Chocolate.
- Laranja
- Albino.
- Roxo.
- Lilás.
|
Betta splendens mármore. |
Referências
O texto baseia-se no meu conhecimento e experiência sobre o
Betta splendens. Alguns trechos deste artigo foram baseados em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário